sexta-feira, 27 de junho de 2008

O Capitão das Ostras ou as aventuras do Cmdt Ostreiro

Decorria o dia 21 de Junho do ano da graça de Deus Nosso Senhor de 2008, uma armada (de dentes) proveniente d'Alhandra descia a Cala das Barcas, com destino a Belem, terra onde nasceu o puto mais calão de que reza a História, (ou estava deitado, ou estava estendido nas palhas).
De salientar que o tema de conversa mais temático em vesperas de descida de rio, é sempre o mesmo, ou seja:
A Boia nº 1, que por acaso é verde (ferrugem), e ainda por cima é cónica, está desviada da sua posição, tem de ser contornada ao contrário da sua indicação, ou seja em lugar de lhe darmos o nosso EB, temos de lhe dar o nosso BB, isto claro no sentido ascendente, ou seja no sentido em que normalmente convêm ler o Sistema de Balizagem Lateral "IALA" da região "A", que por acaso até é aquela em que o Atlantico Norte - Rio Tejo - Cala das Barcas, está inserido, ainda por cima este ano saiu nos "Avisos aos Navegantes", mesmo que qualquer grande navegador de barco em terra, não fosse frequentador da esplanada dos navegantes, navegador que é navegador, lê os avisos aos navegantes e faz o trabalho de casa, nem que seja para navegar uma só vez por ano, os Avisos fizeram-se para serem lidos e o Instituto Hidrográfico da Marinha agradece.
Não é por nada, mas andámos nós a queixar-mo-nos que a boia tava fora do sitio, e agora que a coisa tá por escrito, ninguem lê, Phoenix.

Bem, continuando, a dada altura ouve-se a comunicação de que o "Nichu's" estava encalhado na ostra, imaginem onde, nem eu.
Acho que deve ter sido uma coisa linda de ver, um Sloan 34 em aço, que cala 1,90m, com a tripulação á sua volta com água pelo joelho.
Quem ia ao leme?
Ninguem se desbroncava, havia contra informação a circular, só ao final do dia e no apuramento de responsabilidades é que a verdade veio ao de cima, qual azeite.
Era o meu colega de curso e dos serões da Escola Náutica, o Capitão Ostreiro, grande discipulo do não menos famoso Vasco Moscoso de Aragão (Capitão de Longo Curso).
Ainda me recordo que cada vez que esta dupla assumia o comando de um navio, a tripulação desertava no primeiro porto, aos gritos de "bota pró fundo".
Finalmente ao saber quem vinha ao leme prontifiquei-me a pôr fim a esta polémica questão, liguei imediatamente para outro colega de curso, agora Capitão do Porto de Lisboa, e disse-lhe:
"ó Tó Zé, lança para aí um edital a anunciar que abriu a época de apanha da ostra na Cala das Barcas, o Ostreiro fez merda outra vez".
Conclusão e moral da História, na Cala das Barcas não se encalha, apanha-se ostras, na falta desta há lambujinha ou minhoca da lama.



Novo projecto Van de Stadt 34, vocacionado para apanha de ostras e outros bivalves

quarta-feira, 25 de junho de 2008

De regresso á terra dos cangurus


Após 5 anos de férias em Alhandra, o Jorge Nicho, decidiu regressar á terra dos cangurus, o maior cliente do nosso Bar "A Bóia" e do "Villa Rio", abandona a Alhandra com a promessa de cá voltar de férias, segunda suas palavras "já gozei a reforma, agora vou trabalhar".
Neste dia, vespera da sua partida, já de passaporte no bolso, confessou que havia 3 estabelecimentos n'Alhandra que iriam sentir a sua falta, dois já foram mencionados o outro ainda está por descobrir.
A noite passada fui ao VillaRio, beber um café, estava vazio, o Jorge não estava lá.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

DC 740 "Paradise"

Encontro de irmãos, o N/V Volare e Paradise encontram-se em Valada do Ribatejo.
Visualizei pela primeira vez esta embarcação em Valada no verão de 2004, estava eu comprador de um veleiro, quando vislumbrei pela primeira esta obra prima do bricolage nautico.
Travei conhecimento com o Cristovão por vias de uma Caldeirada de Tamboril malhada a bordo da traineira do Ti Vitor e ainda hoje não me canso de lhe dizer que ele foi o responsável por eu ter comprado um DC 740.


A embarcação mais artilhada, Kitada e preparada para passar férias que jamais sulcou as águas taganas, este ano teve inclusivé direito a praia privativa.


O Cristovão, feliz proprietário da embarcação mais versátil do mundo e arredores, não abdica da cerveja fresca, como tal abdicou do sofá de BB, e colocou em seu lugar uma arca frigorifica alimentada por 2 paineis solares e um gerador eólico, isto porque a energia eléctrica ainda não chegou ao pontão de Valada, (aqueles 20 metros de distancia são terriveis).

A cama da proa tambem foi ampliada, diz o Cristovão que agora tem uma cama de luxo, como tal fica deitado até ás 1100 da manhã, a ler diz.

DC 740 - O melhor barco do universo, digo eu.

terça-feira, 3 de junho de 2008

XXXIX Cruzeiro do Tejo 21 e 22 de Junho 2008


Faz este ano dez anos que no ano de 1998 o Cruzeiro do Tejo partiu da Expo 98 com destino a Alhandra, (isto só para relembrar aqueles de memória curta ).

Mais uma vez o nosso Cruzeiro do Tejo está á porta, e este ano á semelhança de 10 anos atrás vai partir de Lisboa com destino a Alhandra, com um figurino diferente, quiçá desafiador de tradições, mas tambem inevitável.
A falta de apoios das autarquias, e do governo central levam a Secção Náutica do Alhandra Sporting Club a tomar esta decisão e no fundo a chamar á sua terra aquilo que é seu, ou seja, a festa do rio.
Muitos me perguntam se estou de acordo com este figurino, a resposta é simples e só pode ser uma, tenho de estar, por muito que gostemos de subir o rio até Valada, Azambuja ou Salvaterra, temos de nos lembrar que muitos dos apoios ao longo da época desportiva vêm das gentes de d'Alhandra e do seu pequeno comércio e essa gente tem de ser premiada (nem que seja de 10 em 10 anos), pelo que dá em prol de.
Subidas do rio há muitas e quando nós quisermos, o Cruzeiro é só uma vez por ano e este ano as marés coincidem com a data das festa d'Alhandra.
A Secção Náutica, vai fazer por bem receber todos os participantes deste Cruzeiro e de certeza que a autarquia tambem, temos uma vila com um carisma ribeirinho do qual nos podemos orgulhar, e vamos fazer sentir isso aos participantes deste Cruzeiro do Tejo.

No Dia 21 de Junho os nossos veleiros deveráo partir de Alhandra com um ETD ás 0800 com destino a Belém a fim de nos juntarmos á frota da ANC que partirá de Lisboa e á Marinha do Tejo (barcos típicos) que partirá do Seixal e subirá a Cala das Barcas até Alhandra.
A vela ligeira efectuará a regata rio acima até ao Carregado e regressará a Alhandra.
Pelas 19oo teremos um Porto de Honra com recepção aos participantes e entidades oficiais, seguido de jantar volante.
No dia seguinte, aqueles que estiverem em condições deverão efectuar a 2ª pernada.

Aviso aos Navegantes

Atlantico Norte - Portugal Continental - Rio Tejo - Cala das Barcas

A Bóia nº 1(verde) encontra-se deslocada, pelo que deverá ser contornada pelo seu Bombordo e não por Estibordo, sendo esta leitura efectuada no sentido de jusante para montante, como é óbvio.

A M.A.M.A. deseja a todos um bom Cruzeiro http://alhandrascnautica.blogspot.com/