quinta-feira, 31 de julho de 2008

Apanha sub Marina de algas e limos

Foi aberta oficiosamente a época de apanha sub Marina de algas e limos na Real Marina d'Alhandra.
Depois da grande procura nas nossas costas do "Ágar-Ágar," extraido das algas vermelhas e que é utilizada para fins farmaceuticos, foi iniciada a apanha de uma alga denominada "Vulgaris Limus" e que habita nos cascos das embarcações, mais própriamente nas obras vivas.
Esta alga depois de seca é exportada para marrocos, a fim de servir de ingrediente a umas barras tipo chocolate em cuja composição aparece uma outra planta denominada "Cannabis Sativa".


Já chegaram á Alhandra mergulhadores de origem oriental, que deixaram a apanha de ostra, para se dedicarem a esta nova actividade.

Estudos ainda não confirmados, sugerem que se forem ingeridas cruas, estas algas tem efeitos terapeuticos do foro oftalmológico, estas algas fazem parte da dieta alimentar das fataças que habitam por estes lados, e nenhuma ainda foi vista a usar óculos.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

M.A.M.A. - Diário de Bordo 20 de Julho de 2008


Um dia completamente banal passado na borda d'agua

0330 - Entrei a bordo após o regresso do VillaRio e ter convencido o "28", que era melhor ir dormir para casa com a Isabel do que pernoitar a bordo do meu barco.
0420 - Recebo uma chamada de alguem que já estava a tomar o pequeno almoço.
1035 - Acordei, epá, nunca tinha acordado tão tarde, enviei uma mensagem de bons dias e fiquei mais meia horita deitado, a manhã já estava mesmo perdida, mas tambem não tinha nada para fazer.
1100 -Abertura oficial do alçapão, meto a cabeça de fora e vejo que o dia tambem não era dos melhores para acordar cedo, lancei o meu grito de bons dias para o ar, meto os óculos escuros na fuça, calço o chinelos toalha ao ombro e vou directo para a esplanada á procura de um café, só depois me dirijo aos balneários para a habitual sessão de higiene matinal. Entretanto um sócio sem vergonha diz que sou sem abrigo.
1200 - Uns amigos meus apareceram e faço um visita guiada á marina e aos meus aposentos, ser Vice-Comodoro tem destas coisas.
1300 - Vou tomar o pequeno almoço, até parece que tou a imitar alguem que conheço.
1400 - Fui dar banho ao cão, ou seja á nossa cadela "Vela", que tresandava.
1455 - Liguei o PC e comecei a esboçar no AutoCad o projecto de suporte do painel solar, uma horita depois é que me lembrei que não tinha impressora e o soldador estava de esplanada á espera do desenho, toca a fazer tudo á mão levantada em tiras de papel A10.
1550 - Regressado a bordo, o Egidio convida-me a ir a bordo do "Bigareta", para ver a remodelação de interior e já agora confraternizarmos com um tal de Johnnie Andando ou que andava por ali.
Entretanto a frota de veleiros que vinha de Valada e fez escala técnica em Alhandra estava de largada.
1630 - A partir desta hora fui ler um bocadinho ao som de Deep Purple, Black Sabbath e Yngwie Malmsteen, claro que a vizinhança teve de levar com o som.
1730 - O Egidio vem pedir colaboração para a atracagem da embarcação e aproveito para beber um cafézito.
1740 - Regresso a bordo para continuação da leitura dar um mijadela e atender um telefonema
1830 - A água do rio está a 28,5º, dou dois mergulhos, parto um degrau da escada, escorrego e ia partindo mais qualquer coisa.
1845 - Vou para a mangueira tomar banho, no regresso ainda trazia espuma agarrada a algumas partes do corpo, escorrego a entrar para o barco e fiquei sentadinho e encaixado no poço.
1900 - Vou a casa da mãe do meu irmão ver o que há para o jantar.
1930 - Tou de regresso a bordo, coloco uma musica no rádio, uma toalha no poço no lado de EB, e fico por ali a ler e a levar com o resto do sol.
2025 - O Henrique despede-se e vai-se embora, sou o ultimo resistente, aliás residente.
2030 - O sacana do Sol tá-se a pôr atrás da Igreja, começa a ficar fresquinho, tou com uma lanzeira do caraças, tiro a toalha debaixo do cu, meto o CD dos Doors, coloco a toalha por cima da pernas e adormeço a pensar que era capaz de me habituar a este tipo de vida.
2125 - Acordo com picadelas de melga, tá na hora de ir beber café, visto umas calças e lá vou eu, entretanto chega o Béu que vem passar um bocadinho do serão ao "Falua", como é habitual.
2205 - Tou de regresso a bordo, abro o PC e começo a escrever umas coisas sobre a publicação nº 50 na nostalgia do "NV Volare".
2359 - O dia tá a chegar ao fim e eu tou aqui a teclar esta treta.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

O Nascer do Sol e Alvorada


Chegada à Alhandra após mais uma jornada de navegação nocturna nas festas do colete encarnado em Vila Franca de Xira.
Neste fim de semana bateram-se todos os recordes, o NV Volare foi sempre a ultima embarcação a aportar na Real Marina de Alhandra, a hora de chegada foi sempre por volta das 0600 H Leg, hora essa que coincidia sempre com o programa despertar das Produções Mama/Mar da Palha, que graciosamente acordava todas as tripulações que se encontravam a dormir a bordo de outras embarcações.



Desde já a Organização do programa despertar, agradece aos Srs ouvintes o facto de tão graciosamente me haverem estendido a roupa na adriça da vela grande, tambem informamos que todos os dias, haverá roupa interior lavada pronta a estender, se a situação for para continuar agradecemos.
Para mais, tambem informamos que a minha hora pessoal de acordar é as 0730, pelo que não é necessário telefonarem antes dessa hora aos gritos de alvorada, e depois daí, já estou acordado.
Obrigado desde já pela atenção dispensada.
O Programa "Despertar com a Alvorada" entra no ar sempre que o NV Volare entrar na Marina a horas indecentes e houver outros moradores no local.