sexta-feira, 29 de agosto de 2008

III Grandioso Cruzeiro Aveiro - Porto - Aveiro 18 e 19 de Outubro 2008

Por convite do Exmo Sr Engº João Fernando Madail Veiga, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Assoc. Aveirense de Vela de Cruzeiro, por despacho de sua Excelência o Bispo de Ourem e Fátima (meu tio) e do Vice-Presidente, secretário geral e tesoureiro da Comissão Instaladora dos Moradores Associados da Marina de Alhandra (M.A.M.A.) (eu) e no ambito das comemorações do I Aniversário do Mito do Mar da Palha, a M.A.M.A. orgulha-se, (vá lá) de apresentar em parceria com as Organizações Beiga, SA, o III Cruzeiro ao Douro.

Como a informação é um dado adquirido que não abunda (?) para aqueles lados passamos a informar como deverão correr mais ou menos as coisas:

Dia 18-Porto de Aveiro BXM 1152 Altura 0.63
Porto de Leixões PRM 1804 Altura 3.31

Dia 19 - Porto de Leixões BXM 1242 Altura 0.76
Porto de Aveiro PRM 1920 Altura 2.94
Hora Legal de Verão HMG + 1

Preenchida esta lacuna, os horários de saída de Aveiro (Cais da AVELA), ficarão a cargo das Organições Beiga, SA., assim como o despertar para Policia Maritima e as respectivas autorizações.

Na chegada ao Cais da Estiva Velha (Porto), se houver autorização para atracar, o pessoal deverá atracar de braço dado junto á escada quebra-costas ali existente.
De imediato deverá aparecer o SEF, a solicitar a autorização que não foi concedida assim como a identificação do pessoal a bordo.
Só depois é que o pessoal se poderá meter nos finos.
O jantar será como o habitual, não há nada combinado, tambem não vale a pena, falha sempre.

Aconselhamos a frota a efectuar um check list de material indispensável, nomeadamente uns litritos de gásoleo e oleo a mais, não vá alguem fazer mal as contas ao consumo da embarcação se por acaso faltar o vento.

Em relação aos certificados de travessia do Mar da Palha, estes poderão ser substituidos por 10 talões de portagem da ponte Vasco da Gama, ou pelo pagamento de um jantar no "Baptista", onde se come o melhor bacalhau de Aveiro, quiçá do Universo.

Posto isto desejamos um bom cruzeiro a quem não tiver o bom senso de se juntar a esta Organização.

domingo, 24 de agosto de 2008

DC 740 WORLD CUP - ALHANDRA 2008

A M.A.M.A. em colaboração com a Secção Náutica do Alhandra Sporting Club, vai levar a efeito no próximo dia 20 de Setembro de 2008, a “DC 740 World Cup” , aberto a todos os DC’s 740 de Alhandra e convidados.
Em conjunto será também organizada a “World Cup Open” , aberta ás embarcações com comprimentos entre 6,10m e 7,40m.

DC 740 World Cup 2008

Classe Participante: DC 740
Percurso: Belém – Alhandra
Classificação: Por ordem de chegada
Observações: Não é permitido o uso de vela de balão convencional ou assimétrico em caso algum, o seu uso implica desclassificação imediata.

World Cup Open 2008

Classes Participantes: Veleiros com comprimento total de 6,10m a 7,40m
Percurso: Belém – Alhandra
Classificação: Por ordem de chegada, sem rating
Observações: Não é permitido o uso de vela de balão convencional ou assimétrico em caso algum, o seu uso implica desclassificação imediata.

Prémios: Após atribuida a classificação final, logo se verá quem tem direito a prémios.

Largadas: 1400 H Leg, para todas as classes

Casos Omissos: Serão resolvidos de acordo com o Artº XII dos Estatutos da MAMA

Programa das festas:

Dia 20
O745 H Leg – Concentração na Real Marina de Alhandra
0800 H Leg - Saída de Alhandra com destino a Belém
1100 H Leg – Provável chegada á Doca de Belém
1230 H Leg – Almoço a bordo (não serão tolerados os habituais penduras nem saltimbarcos)
1330 H Leg – Procedimentos de Largada
1400 H Leg – Largadas
1800 H Leg – Provável chegada á Mui Nobre Vila d’Alhandra
2030 H Leg – Jantar e aclamação dos Campeões

Obs. Não podemos deixar de informar que no dia 20 e 21 de Setembro, a Secção Náutica do Alhandra Sporting Club, vai levar a efeito, (em paralelo e aproveitando a nossa projecção) mais uma edição da Regata Belém – Alhandra – Belém, para as classes ANC, cujo programa deverá sair em breve, lá para os lados do dia 19.
De salientar que já está confirmado o jantar na Quinta Municipal de Sub-Serra.
Os participantes nas respectivas World Cups deverão proceder á inscrição como participantes na Regata Belém – Alhandra - Belém, a fim de pagarem a respectiva inscrição e terem direito ao jantar.
Quem estiver em condições de manobrar a respectiva embarcação, a organização agradece que façam a pernada do dia 21, Alhandra – Belém (pela 2ª vez em dois dias), e depois da parte da tarde venham novamente para Alhandra.

Aviso aos navegantes (mais uma vez)
Atlantico Norte - Portugal Continental - Costa Oeste
Porto de Lisboa - Cala das Barcas - Boia fora de posição

Boia nº 1 (verde) posição 38º49,67' N / 009º02,61'W (Datum Europa 50) encontra-se deslocada, ou seja, não tá lá.
Em navegação á vista, deverá ser dado um resguardo de cerca de 80 a 100 metros a BB da mesma, isto no sentido de leitura da balizagem lateral do Sistema Iala, região A.
No entanto, aos mais dotados de electrónica, indicamos os repectivos Way Points a fim de passarem safos nesta zona, de acordo com os dados do Atlantic Blue Chart da Garmin em Datum WGS 84.
Boia 10 A - Posição 38º49,939 N / 009º02,349 W (fazer uma PV=210 Dist= 0,5 M)
WP posição correcta Boia 1 - 38º49,583 N / 009º02, 681 W (fazer uma PV= 233º Dist= 0,5 m)
Boia 8 - Posição 38º49,297 N / 009º03,165

Apanha de Ostra e outros bivalves
Esta actividade encontra-se suspensa, no entanto haverá a possibilidade de se passar uma licença para o próprio dia, para os interessados que comunicarem o respectivo encalhe imediatamente após o sucedido.
Contacto: Cmdt.ostreiro@encalhe.asc ou VHF canal 16 (para ficar toda a gente a saber)
Especiais cuidados a ter:
Travessia do tempestuoso Mar da Palha, onde por vezes surgem vagas alterosas de 56 cm, que poderão atingir picos de 2 metros, vá lá 2 e qualquer coisa.

Passagem no Cais do Sodré, os mais incautos poderão ter o azar de ir parar dentro de um cacilheiro ou catamarã da TransTejo, avisamos que o bilhete deve ser adquirido préviamente, sob pena de coima.

Informamos que a MAMA (Comissão Instaladora), não se responsabiliza por nada.

Boa regata, bons ventos até 10 nós, e já agora com bolinas cerradas até á nossa mui nobre vila d'Alhandra.
Que ganhe o melhor Skipper, a melhor tripulação e o melhor barco do mundo.