domingo, 28 de setembro de 2008

Ventos de Leste


Hoje havia vento de Leste, bruto, 4o e tal nozes, fruto seco a dar como pau, as embarcações davam pulos que nem uns macacos, os cabos partiam-se aos esticões, aquilo que se via era o retrato dantesco do tenebroso Mar da Palha.

Barcos aos pulos



Pontões a contorcerem-se

Windsurfistas a planar


Carneirada

Mais carneirada

Com o virar da maré para a vazante e com o vento um pouco ao correr da água, as coisas lá acalmaram, ainda fui ver o Mar da Palha, mas de longe, não fosse apanhar com um espumaço, espanto dos espantos, n'Alhandra tava pior.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

GANHÁMOS

A "WORLD CUP OPEN 2008", foi ganha pelo melhor melhor barco e pela melhor tripulação, (aliás como seria de esperar).


Embarcações alinhadas

Depois de uma largada espéctacular frente á Doca de Belem com pouco vento, este acabaria por cair quase na totalidade, inclusivé insuficiente muitas vezes para encher o balões, mas a preserverança e a concentração levaram a melhor, após efectuarmos uma largada espectacular devidamente controlada por GPS á hora atómica, largámos na cabeça da frota, enquanto outras embarcações derivavam e ficavam sem governo, conseguimos manter sempre o NV Volare numa inclinação constante de 10% para que deste modo as velas sempre mativessem o seu saco com vento a escoar, ninguem se mexia, o minimo gesto podia parar a embarcação.



A frota minutos após a largada


Aos poucos lá fomos deixando a concorrência para trás, apenas o Oceanus teimava na perseguição mas á custa de 2 erros tácticos (eu ainda os alertei que estavam a entrar num bordo de atraso, mas alguem me mandou calar imediatamente), e nestes casos os erros pagam-se e passadas 3 horas, 12 minutos e 32 segundos, o Comité de Regata encurtava o percurso e eramos os vencedores.

Na calmaria do tenebroso Mar da Palha

Desde já os parabens aos restantes adversários, sem eles esta vitória não seria possivel, como é lógico.

Na vespera da regata, digo eu, porque já eram duas da matina, ainda fui fazer uma visita ao Galileo, que juntamente com a tripulação do Nostrum, comemorava antecipadamente os resultadados que estariam para vir no dia seguinte, uma coisa é certa, eles devem ter sido os primeiros a chegar a Belem, levantei-me ás 0650 H Legal, e vejo-os já a fazer uma corrida de moto-náutica no rumo 195º.

Classificação Final para mais tarde recordarmos:
Volare 3h 12'32''
Oceanus 3h 13'10''
Elejota 3h 18'14''
Caliope 3h 24'25''
Azul 3h 26'26''
Vaga 3h 26'59''
Nau dos Corvos 3h 27'58''
Free 3h 28'16''
Bigareta 3h 34'50''
Galileu 3h 49'32''
Nostrum 3h 49´47''
Ficam registados os tempos para a posterioridade, o resto... é conversa de esplanada.
P.s:
Durante a regata recebi 15 sms, e 14 chamadas do meu colega de viagens e deslocações ao Baptista do Bacalhau, grande Comandante João Veiga da esbelta Embarcação NVV Véronique, a informar-me que haviam ganho tambem uma regata algures lá para o norte, consta que colocaram o piloto automático e foram almoçar, quando acabaram de almoçar tinham cortado a linha de chegada.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

M.A.M.A - Delegação de Aveiro e arredores

Da nossa delegação de Aveiro, chegou a noticia da deslocação do Sampaio á Torreira, os nossos Sócios correspondentes estiveram lá.
Tinham planeado roubar o Santo da Procissão, mas em virtude de andarem toda a noite atrás de uma ganda cabrinha (leia-se cabra, nós por cá chamamos cadela, vulgo bebedeira descomunal), não conseguiram concretizar os seus intentos.
Fonte segura indicou que o Santo fartou-se de esperar que o NBB Béronique desencalhá-se á entrada da marina da Torreira.



Na foto tirada na proa do NBB Béronique, podemos ver os 3 da vida airada, em manobras para aliviar o lastro da embarcação.

Respectivamente:

Cmdt Tóny Pardal Sepiquingue - ( Celta Morgana) -Habitat Natural em Mourisca do Vouga

Cmdt João Fernando Madail Beiga - (Sleeper do NBB Béronique) - Habitat Natural em Ilhavo

Arrais Eugénio (Well known as "Bolha") - Mestre na arte de fotografar na contra-luz, moço de convés e disciplo de Vasco Moscoso de Aragão (Capitão de Longo Curso) - Habitat Natural nas Serranias de Montemor, costuma ser visto amiude pelo Mercado do Bolhão.

De salientar que o Chefe dos Pilotos do Mar da Palha não pode estar presente nesta cégada, devido a problemas de uma ordem qualquer.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Noticias do ZéZé

A propósito de uma troca de impressões com o Blogue Peix'agulha, transcrevo algumas linhas sobre o Zé Lopes, o nosso ZéZé

"Nunca cheguei a ver o Olympus em Alhandra (nunca lá fui...), mas fui acompanhando o processo através do Ricardo França, um amigo do Zé Lopes que agora voltou para S. Miguel.
O barco é um projecto de Dick Newick que o Zé fez questão de adquirir para o refazer no original. Ele é um excelente artesão em várias artes e conhece os materiais e também os sucateiros. Tudo se resolve.
Para além dos barcos deverão imaginar que ele também tem vida privada...
Como me dizia o Ricardo hoje, é das poucas pessoas que atravessa o mundo em cima de quase nada. Procurem numa carta do Atlântico Sul a ilha de Tristão da Cunha: ele já lá foi buscar um sonho (destroço) que veio a navegar até Lisboa.
E, é um grande amigo.
Tanta coisa e ele vai aparecer com mais ânimo."



"Foi longo abandono do "Olympus" , até à sua posterior compra por alguém que ficou apaixonado pela sua singularidade, o Zé, uma das pessoas mais apaixonadas pelo mar que conheci em toda a minha vida."