quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Passatempo

A MAMA em parceria com os ENA, promove o passatempo que consiste em que os participantes identifiquem os figurantes na Publicação "Insólitos de estaleiro ou de estalar"publicada em http://enalhandra.blogspot.com/, respeitosamente, sujeitos A; B; e C.

Os participantes poderão deixar a sua resposta nos comentários desta publicação.

Ao primeiro participante a responder correctamente, será atribuida uma garrafa de bebida alcoolica destilada na antiga caledónia (Whiskie) da marca existente em stock a bordo do N.V.Volare

A todos os participantes será atribuido o regime de bar aberto a bordo do N.V.Volare (que se encontra em terra), a fim de se esgotar o stock da época transata.
A data e hora de atribuição do prémio e bar aberto será oportunamente comunicada neste espaço.

Nota: Os participantes cujo nome seja iniciado pela letra P e tenham barco com letra F, não poderão participar neste passatempo, uma vez que já sabem as soluções.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cursos 2009 - Abertura de inscrições

Agora que é chegada a época do “defeso”, é altura dos nossos veraneantes se instruirem e como o saber não ocupa espaço, (para alguns, não há espaço para o saber, mas paciência), A MAMA, em parceria com os ENA, promove as seguintes acções de Formação:

- Graduação em Patrão de Estaleiro
Requisitos:
-Ter tentado reparar 3 vezes, recuperar 2 vezes ou fazer um barco pelo menos 1 vez, por métodos navais e não pelo método carroçarias.
Possuir há mais de um ano a graduação de Patrão de Esplanada e haver feito uso comprovado.
-Conhecer pelo menos 3 peças de palamenta, saber o significado desta palavra e articular 2 frases completas com termos náuticos.
-Saber fazer 2 nós da arte de marinheiro (nó torto e azelha não contam, assim como nós de camionista).

- Graduação em Patrão de Esplanada
Requisitos:
-Ter passado pelo menos todos os sábados e domigos de manhã, sentado na esplanada, a olhar para a marina.
-Comprovativo de consumo minimo de um café diário até ás 11 horas e de uma mini até ás 13 horas.
-Se proprietário de embarcação, nunca pode ter sido apanhado a levar copos do bar para bordo sobre o pretexto do “eu já trago”.
-Saber os nome de todos os barcos que se encontrem no seu campo de visão.
-Ser possuidor da graduação de Marineiro desde o inicio do Verão anterior.

- Graduação de Marineiro ( veraneante de Marina).
Requisitos:
-Ter dado mais de 100 passos em cima do trapiche da Marina
Prova de atestado de equilibrio em cima de um “finger” a falar com um feliz proprietário de uma embarcação á vela.
-Ter lido pelo menos 3 vezes “Os Velhos marinheiros ou o Capitão de Longo Curso” de Jorge Amado, e saber de cor o nome do protagonista principal.
-Haver ajudado pelos menos 3 vezes em acções de atracagem sem estorvar ou fazer merda de outro género.
-Possuir á pelos menos 3 anos a graduação de Bebe Bicas.

- Graduação de Bebe Bicas
Requisitos:
-Haver passado os ultimos 3 anos a beber bicas na esplanada, ou ter bebido 500 bicas acompanhado da respectiva senhora, quando acompanhado da não respectiva não conta.
-Nunca haver sido apanhado a pirar-se sem pagar a bica.
-Possuir pólo do clube com a roda de leme estampada e exibir o mesmo quando vai beber a respectiva.
-Encher o peito quando lhe chamarem de Comandante, e responder com modéstia que não gosta que o tratem assim.
-Fazer prova comprovada de que fala com pessoas que têm ou andam de barco.
*

Posto isto, não esperes mais. faz-te um homem, sê mais um a amandar bocas aos gajos dos barcos, não fiques calado e quando disseres merda, pelo menos estás habilitado.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cruzeiro Abeiro-Bila do Conde-Abeiro

No seguimento dos grandes Ebentos e na saga de ligação cultural e gastronómica entre as duas primeiras localidades do dicionário (A Alhandra e Abeiro) vamo-nos ligar desta bez a uma quarta localidade, Bila do Conde, uma bez que a terceira é Biana e a quinta é Cascais.
Deste modo passo a transcreber a ideia do nosso já amigo Engº Beiga, a qual me foi comunicada atempadamente frente a uma balente posta de bacalhau e a qual mereceu a minha melhor atenção (tou a falar da posta) a ideia tambem, mas como tava entretido deixei andar, até pensei que fosse brincadeira, mas pronto ele apanhou-me distraído e tá aí a transcrição dos "Ventosgas".

"Está agendado para o proximo Carnaval, 21, 22 e 23 de Fevereiro, o I Grande e Monumental Cruzeiro a Vila do Conde.
O programa, ainda em elaboração, passa por visitas aos melhores restaurantes locais, doçarias conventuais, estações termais e casas de alterne, entre outras.
Teremos à nossa disposição práticos locais para a entrada da Barra do Ave, 130 metros de pontão acostável no centro da cidade, 50 kgs de febras, 122 garrafões de vinho e 142 dançarinas exóticas de origens ainda mais exóticas.
Para quem, apesar das bailarinas, tiver frio, a organização marcará dormidas nas melhores residenciais de Vila do Conde.
Agradeço que me vão dizendo do vosso interesse, para não falhar depois no numero das bailarinas".

-Uma ideia original de "Organizações Beiga, Sa", com o apoio da M.A.M.A.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Prémio MAMA/Publicação/Comentário 2008

A comissão instaladora da MAMA, decidiu unilateralmente atribuir a Mui Nobre Distinção a uma sua publicação assim como a comentário associado á mesma.
A Distinção vai para a publicação de 27 de Junho de 2008, intitulada "O Capitão das ostras ou as aventuras do Cmdt Ostreiro", que poderá ser vista em:
http://mamalhandra.blogspot.com/search?q=O+capit%C3%A3o+das+ostras

Do mesmo modo não quisemos deixar de distinguir o comentário anónimo associado á mesma publicação, claro que a comissão instaladora da Mama, sabe quem é o autor de tão ilustres linhas, mas os nossos principios impedem a sua divulgação (a não ser que paguem bem e o anónimo não cubra a melhor oferta).

Comentário anónimo:
Pois, é verdade mas não se esqueçam de duas coisa:
1 - Só erra quem faz, e só encalha quem navega.
2 - Só encalham os barcos de verdade pois existem por aí uns alguidares de plástico a que chamam de "veleiros" com uma amostra de "quilha" retráctil que gostavam um dia de poder encalhar desta maneira..... Invejosos!!!

Direito de resposta ao comentário anónimo:
1- É verdade, só encalha quem navega.
2- O pior é quem só navega uma vez por ano e comete a proeza de fazer o "All in one", ou seja "eu navego, logo encalho".
3- Não é verdade que só encalham barcos de verdade, o meu puto tem um modelo telecomandado, e ás vezes tambem encalha.
4- Os alguidares de plástico têm nome, chamam-se "DC 740", e são considerados os melhores barcos do mundo, quiçá do universo, e encalham de qualquer maneira, foram feitos para isso.

P.s. Se o anónimo comentar esta merda, a Mama reserva-se no direito de divulgar o nome do gajo.

Bom Ano

A MAMA, deseja a todos associados, utentes, simpatizantes, penduras e respectivos leitores, que devidamente acompanhados de suas familias, amigos, gajas boas e amantes, um bom ano de 2009.
Aproveito o ensejo para pedir que acabem com as bocas e os comentários referentes ao fracasso dos planos para o Reveillon, para o ano tentaremos fazer melhor, (tarefa que não será dificil).
Não serão consultados sites de previsões meteorológicas e outras coisas do genero, vamos desconfiar de pessoas que se apresentem no bar um mês antes com páginas do Wind-Guru, agradecemos aos leitores que denunciem casos do genero a fim de tomarmos as devidas providências.
Este ano não foi nenhum barco d'Alhandra ao Terreiro do Paço, para o ano iremos mais, de certeza, não vai estar de chuva, vento de 16 e tal nozes de sudoeste e nevoeiro que quase não se via a 2 milhas de distância.
Convem tambem elucidar alguns leitores e companheiros que quando se combina algo para "depois de almoço", é um bocadinho diferente de aparecerem "antes de jantar".

Posto isto, um bom ano a todos os que vierem por bem, e á gajas boas que tambem vierem.

VIVA A NOSSA MARINA, PAGAMO-LA, LOGO USAMO-LA