segunda-feira, 22 de setembro de 2008

GANHÁMOS

A "WORLD CUP OPEN 2008", foi ganha pelo melhor melhor barco e pela melhor tripulação, (aliás como seria de esperar).


Embarcações alinhadas

Depois de uma largada espéctacular frente á Doca de Belem com pouco vento, este acabaria por cair quase na totalidade, inclusivé insuficiente muitas vezes para encher o balões, mas a preserverança e a concentração levaram a melhor, após efectuarmos uma largada espectacular devidamente controlada por GPS á hora atómica, largámos na cabeça da frota, enquanto outras embarcações derivavam e ficavam sem governo, conseguimos manter sempre o NV Volare numa inclinação constante de 10% para que deste modo as velas sempre mativessem o seu saco com vento a escoar, ninguem se mexia, o minimo gesto podia parar a embarcação.



A frota minutos após a largada


Aos poucos lá fomos deixando a concorrência para trás, apenas o Oceanus teimava na perseguição mas á custa de 2 erros tácticos (eu ainda os alertei que estavam a entrar num bordo de atraso, mas alguem me mandou calar imediatamente), e nestes casos os erros pagam-se e passadas 3 horas, 12 minutos e 32 segundos, o Comité de Regata encurtava o percurso e eramos os vencedores.

Na calmaria do tenebroso Mar da Palha

Desde já os parabens aos restantes adversários, sem eles esta vitória não seria possivel, como é lógico.

Na vespera da regata, digo eu, porque já eram duas da matina, ainda fui fazer uma visita ao Galileo, que juntamente com a tripulação do Nostrum, comemorava antecipadamente os resultadados que estariam para vir no dia seguinte, uma coisa é certa, eles devem ter sido os primeiros a chegar a Belem, levantei-me ás 0650 H Legal, e vejo-os já a fazer uma corrida de moto-náutica no rumo 195º.

Classificação Final para mais tarde recordarmos:
Volare 3h 12'32''
Oceanus 3h 13'10''
Elejota 3h 18'14''
Caliope 3h 24'25''
Azul 3h 26'26''
Vaga 3h 26'59''
Nau dos Corvos 3h 27'58''
Free 3h 28'16''
Bigareta 3h 34'50''
Galileu 3h 49'32''
Nostrum 3h 49´47''
Ficam registados os tempos para a posterioridade, o resto... é conversa de esplanada.
P.s:
Durante a regata recebi 15 sms, e 14 chamadas do meu colega de viagens e deslocações ao Baptista do Bacalhau, grande Comandante João Veiga da esbelta Embarcação NVV Véronique, a informar-me que haviam ganho tambem uma regata algures lá para o norte, consta que colocaram o piloto automático e foram almoçar, quando acabaram de almoçar tinham cortado a linha de chegada.

3 comentários:

joao madail veiga disse...

Pois foi, mas o "Rating Dourado" relegou-nos para 5º da Geral, 1º da Classe.
O almoço foi de luxo e as ultimas 12 milhas até Aveiro também.
O vento rodou tres vezes desde o Cabo Mondego até Aveiro, mas sempre bom. Começo a NW, rodou para NE e depois para SE, aqui de força 4.
Sempre a todo o pano e a todo o tinto.

Pêjê disse...

Deve existir entre a ponte Vasco da Gama e Alhandra um enorme buraco negro que distorce o tempo (feito pela concorrência), o espaço (ocupado pelos veleiros) e tudo em seu redor (vento para uns e ausência dele para outros, correntes a obrigarem as embarcações a monumentais atravessadelas, entre outras situações anomalas), com alguma entidade alienigena (só pode...)a encarregar-se de o ligar e desligar a seu belo prazer.
Mas deixemo-nos de tretas (ou não).
Venho propor que para as proximas regatas seja integrado o seguinte evento:

1º Troféu da TRETA - Torneio Regional de Embarcações Tipicas de Alhandra

Troféu destinado ás classes DC 740 e Fígaro Six.
Seria uma forma de manter e preservar tão ilustres (e numerosas) frotas de Alhandra.

ps : ainda pensei em não ser Regional, mas poderia ser alvo de alguma mente mais sensível, aproveitando algum trocadilho. Imagine-se que a realização de tamanho evento fosse pelo organismo a você preside , ainda podiam dizer existia influencia da MAMA na TETA ou da TETA na MAMA, assim, sendo regional sempre é mais soft e verdadeiro - MAMA na TRETA.

João Manuel Rodrigues disse...

Tenho de fazer uma correção, nós por cá, os d'Alhandra, dizemos que somos da Alhandra ou seja, d'Alhandra, pelo que a sigla de embarcações tipicas da Alhandra deverá se ETD, Embarcações Tipicas D'Alhandra, não confundir com Estimated Time of Departure, assim como ETA com Estimated Time of Arrival

Comandante Catedrático