terça-feira, 21 de setembro de 2010

A semana do Bacalhau

O bacalhau é um bicho dos diabos, adorado por uns, odiado por outros, uns comem-no á postas, outros preferem o rabo, dizem que até depois de morto continua a crescer, dizem.
Neste sentido e como apreciadores do dito cujo (á posta), organizámos a semana a comer bacalhau, a receita é simples, basta seguir os passos de 2 gajos que de férias e fartos de almoçar nas tascas dos arredores, lançaram mãos á obra, seja a 3 postas delicadamente retiradas de um bicho de 6,5 kg vindo directamente dos lados de Aveiro, leia-se Ílhavo, mais própriamente de um super-mercado da Gafanha da Boavista.

Os preparativos, grão d'um lado, bacalhau d'outro.

Dia 1 - Bacalhau cozido com grão:

Depois de bem demolhado (cerca de 2 dias e várias mudas de água), coze-se o bacalhau em água a ferver a 100 graus C (não fazer confusão com os ângulos rectos que fervem a 90º), quando o animal soltar a pele, junta-se do grão pré cozido dos frascos do Mini-Preço, espera-se um bocado e apaga-se o lume.
Não se juntaram ovos porque as postas eram grossas e cresceram.
Cada comensal tempera á sua maneira e come até se fartar, acompanha-se com vinho branco gentilmente oferecido pelo Zé Calçada.

Outros preparativos, leia-se ritual

Dia 2 - Salada de bacalhau com grão

Pega-se no bacalhau que sobrou do dia anterior e junta-se cebola picada, dispõe-se por camadas na travessa, para quem não gosta da cebola poder separar, ou quem não gosta do bacalhau poder comer o grão e o queijo de Nisa com pão da "padeiria" do largo da praça.
Tempera-se com pimenta, azeite e vinagre de vinho do Zé Calçada.


No final fica com bom aspecto, isto no primeiro dia, modéstia á parte

Dia 3 - Canzana de bacalhau
Pega-se numa frigideira das grandes, azeite e põe-se cebola a "aloirar", junta-se o bacalhau que sobrou do dia 2, assim como 8 ovos mexidos logo de seguida, alguma pimenta, misturar tudo muito bem, e servir ainda com o ovo húmido.
Não se tempera, nesta altura já só há minis a bordo.

Dia 4 - Salada de tomate com Rédon*

Pega-se no que restou do dia anterior, não se mexe muito, apenas QB, para soltar os bocados, faz-se uma salada de tomate quase maduro com oregãos por cima do Rédon.
Acompanha-se com umas garrafas de vinho abertas no fim de semana anterior.
Nota:
Todas estas receitas só fazem sentido se forem confeccionadas a bordo, como foi o caso, ou seja marinando (na marina).

*Prato derivado da alta "cuisine francesa", conhecido nos parques de campismo da Costa da Caparica como Restos d'ontem, neste caso também de anteontem.

Nota 2: Efectuei a correcção ortográfica mas acho que o Sr Windows não reconhece a palavra "Canzana"

1 comentário:

joao madail veiga disse...

O campinos tiveram conhecimento do festival do bacalhau da nossa Ria e vá de imitar.
Mas imitar os bacalhaus de Aveiro e arrebaldes não é fácil.
Falta-vos os samos, as caras, as linguas, as espinhas, o bacalhau à Berna, o bacalhau abanado, o bacalhau com todos de escoado, os bolinhos de bacalhau, as punhetas de bacalhau, as pataniscas de bacalhau, o oleo de figado de bacalhau, o bacalhau assado á minha moda, usw, usw, usw