sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Alhandra, terra de fenómenos... náuticos.

Decidida-mente, o Entroncamento já era, a Mui Nobre e Notável Vila D'Alhandra, vai apresentar a candidatura a "Terra dos Fenómenos".
Então não é que o monte de blocos flutuantes de cor negra, fabricados em plástico de alguidar, deram lugar a 4 plataformas flutuantes motorizadas, diz-se que é um modelo experimental, como tal fizeram-se logo 4 unidades, não vá a coisa correr mal com as 3 primeiras, sempre há uma quarta, é assim que mandam as regras dos protótipos.

Estas plataformas estão equipadas com 2 motores de 20 HP a 4 tempos, consola central e direcção hidráulica, e estima-se o seu custo unitário em cerca de 75.000 €, nada mau a titulo experimental.

Quando questionado quando á eficácia deste projecto, um suposto semi-responsável, diz que tá tudo aprovado para navegar, inclusive o projecto tem cerca de 1.000 páginas, logo daqui se pode deduzir uma parcela de custos, o papel.
Inclusive o nosso IPTM, que tanta burocracia e dificuldades coloca na aprovação de um simples veleiro para navegação costeira, aprovou "isto". De um momento para outro, palavras, como "navegabilidade", "manobrabilidade", "estabilidade", (nem vou falar em segurança), deixaram de fazer sentido, mas isto é apenas um opinião e vale o que vale, ou seja, nada comparado com "isto", senão vejamos.


Os alguidares devidamente acondicionados e preso entre si por pernes de plástico, varandins,vergueiros e cunhos de amarração em material zincado, (normalmente os zincos colocam-se no casco), para o piso do convés, não podia faltar o contraplacado de cofragem.

Parece que "isto" vai "navegar" com pessoas lá em cima, ouve-se até falar que todas juntas, as 4 experimentais, vão servir de palco flutuante, estou ansioso por ver o rancho folclórico aos pulos, ou então ver as condições de navegabilidade, numa sulada, daquelas vindas do Tenebroso Mar da Palha.


Os motores a 4 tempos, bom investimento, ao menos se o projecto não der resultado, pode ser que estas unidades venham a reverter a favor dos clubes náuticos locais, pois, porque "isto", é propriedade de uma Câmara Municipal 2 milhas a montante do local onde nos encontramos, ainda não tinha dito, peço desculpa.

"Isto" pode ser fundeado com 2 ferros Danfort de 35 Kg cada, e é suspendido á manápula, tou mesmo a ver, um fundo de boa tença, tipo areia e lodo, depois de bem unhado e sob o efeito do vácuo, este ferrinho a ser levantado á mão, bem podem chamar os passeantes a participar na manobra. (notem o pormenor do "poste" galvanizado)


A Proa, esbelta como é norma em todas as embarcações. (valha-me N.ª Sr.ª do Cabo da Vila)

A primeira unidade a navegar, estilo ora côncavo, ora convexo, á estonteante velocidade de 3 nós.
Com esta já ganhámos, vivá Alhandra.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora pôrra! Adiantastes-te! Eu até já tinha também tirado umas fotos, inclusive uma sequência de uma dessas coisas a marrar com toda a força contra a marina, comandada por esse muito competente arrais de seu nome Luís Gordinho...

Também posso meter um post sobre "isto" no meu blogue? É que ainda falta perguntar onde é que arranjaram o dinheiro, porque é que não o empataram em barcos plataforma já com provas dadas (como há um ou dois em Salvaterra), quem é o autor do projecto, se têm a mínima noção do que é que vai acontecer àquelas merdas quando se apanharem com mais que 3 pessoas encima, quem é que vai pagar as indemenizações quando uma delas se desarmar cheia de incautos sócios da Curpifa a "bordo" (ou deverei dizer encima?), enfim... Cá estaremos para ver.

Como disse noutro dia a alguém, só espero não estar a navegar no Fulô ao pé dum desses trambolhos no dia em que acontecer o inevitável, pois manda a praxe a obrigação de prestar assistência e não quero cá o meu trimaran atulhado de matarroanos náufragos encharcados e todos borrados que alguém um dia convenceu a embarcar (ou deverei dizer subir para cima, porque embarcar é nos Barcos) num projecto de engenharia duns empregados da Câmara armados a arrais...

almagrande disse...

Lindo!!!

Pmp disse...

Epá, olha que até me vieram as lagrimas aos olhos!!! Já não me ria assim há uns tempos.

Pmp