quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Não te deixarei morrer David Crockett (III)

Mais uma vez e na saga das grandes narrativas e algumas deambulações pelas tascas e tascões da Costa a Norte do Cabo da Roca, até mesmo do Cabo Mondego, desta vez coube-me em sorte uma tasca de Albergaria-a-Velha, ou seria a-Nova? Não interessa, no entanto tenho lá em casa um mapa que diz onde fica, (tambem tenho um garrafão que diz Água do Luso) depois vejo melhor.

Vou aqui deixar duas situações deliciosas (para variar) narradas á mesa do "Chez Alameda" na voz do meu Tio e Engº João Veiga, entre pipas de vinho e uma aba de vitela, não sem antes passarmos pelo hall de entrada da dita tasca, onde se vendia artigos de 2ª necessidade, desde alfaias, fogões a lenha, laminas de barbear e WD 40.

Para reflectir e reflectir (tipo espelho)

- Então nunca tinhas vindo aqui e tal, pois agora desde que o cabrão do Socras meteu cobrança nas secutes, tenho almoçado por aqui, senão ainda têm de fazer uma adenda ao orçamento do estado devido ás receitas das minhas passagens para almoçar em Aveiro e tal.

Entretanto reparámos que o MB estava fora de serviço, por acaso o meu Tio tinha tinha crédito e em ultimo caso até tínhamos dinheiro, mas não foi preciso utilizar o crédito.
O meu Tio perguntou se podia pagar em dinheiro e o feliz proprietário lá lhe fez o favor, afinal já lá almoça há uns anos valentes.

Mas a talhe de foice, o meu tio conta a história de uma tasca local, onde almoçava também há uns valentes anos, (ele tem mau feitio e precisa de almoçar todos os dias) um dia sem dinheiro (nem crédito), pergunta a um infeliz proprietário se este não se importa de o deixar ir levantar dinheiro ao MB.
O meu Tio remata a narrativa "fizeram o favor de me deixar ir levantar o dinheiro e eu nunca mais lá fui". (depois de pagar, nada de confusões)

Outra situação foi noutra tasca local, onde no meio de uma mariscada, um dos convivas se sentiu ligeiramente mal disposto, (devia ser de alguma gasosa estragada), o feliz proprietário rapidamente se prontificou a solucionar o caso, "ah e tal o senhor não paga nada e tal", posto isto, todos se começaram a sentir mal, e o proprietário apressadamente passou a frase do singular para o plural.
Remate final: "Fiquei cliente"

1 comentário:

joao madail veiga disse...

Albergaria-a-VELHA, VELHA.
A -Nova fica mais a Norte e foi o local onde em 1810 demos um arraial de trolha aos froggies, durante a invasão do Soult.
Chez Alamede(a) onde se pode malhar das melhores lampreias de Albergaria, quiçá mesmo do Universo, e ao mesmo tempo aviar um marquês de água raz,meio quilo de pregos e algumas alfaias.
(A ver se vocês tem disto no Ribatejo?)