sexta-feira, 7 de março de 2008

Cruzeiro da Páscoa - Valada do Ribatejo

Programa de Festas

Sexta-Feira 21-03-08
1030 HLeg - Saída de Alhandra
Esta hora deverá coincidir com o inicio da enchente, pelo que se prevê a chegada a Valada pelas 1330 HLeg.
Uma vez que a ANC tambem se desloca com uma flotilha a Valada por esta altura, o pontão deverá estar super lotado (para variar), a quem ficar fundeado, aconselhamos o uso de dois ferros (proa e popa), no caso de vento Norte o melhor local para esse efeito será em frente á vila (praia) á revessa da mesma, no caso do vento Sul, a revessa fica na "nossa" ilha em frente á "nossa" praia.
Sábado 22-03-08
0800 - Alvorada
1300 - Almoço
1900 - Jantar (Este jantar poderá ser efectuado no Neves, tendo em conta que tem que se marcar com a antecedência necessária de 1 dia, senão não há jantar, tambem temos a opção da Ti Rosa com os bitoques e petingas fritas).
Domingo - 23 -03-08
0700 - Alvorada
A Preia-mar em Valada será pelas 0630, pelo que as embarcações de maior calado terão que sair na primeira hora da vazante devido ao cabeço existente entre a ilha e o Escaroupim, a partir daqui não há problema.
Os outros poderão sair pelas 1000 HLEg.
Prevemos chegar á Vala do Carregado pelas 1200, onde apanharemos o inicio da enchente, pelo que faremos uma pausa para almoço.
1530 - Saída para Alhandra.
Cuidados especiais:
Redes do meixão: Espalhadas por todo o rio mas fora das calas, especial incidência junto á ponte do Carregado na margem Sul, junto ás Obras na margem Norte, a partir do Bico Norte do mouchão da Casa Branca (Lezirão) até ao final da Quinta das Areias (Batelões) na margem Norte.
Redes Saveiras:
Nesta altura acentua-se a pesca do Sável, estas redes ocupam "toda" a largura do rio e são lançadas no inicio da vazante e vêm descendo com a maré, têm pequenas bóias á superficie que não são visiveis com a marola (ou riola), normalmente numa extremidade está uma bateira com um cagaréu aos gritos para nos desviarmos,nestes casos temos espaço para passar junto á margem.
O Skipper's meeting será efectuado no bar pelas 1000 de Sexta-Feira, isto se o bar já estiver aberto.
Quem quizer pode-me solicitar o Roteiro Alhandra-Valada em suporte digital (PDF) pela módica quantia de 5 € que reverterão a favor da S.Náutica.
A todos uma boa Páscoa.

3 comentários:

joao madail veiga disse...

As redes de meixão são o principal perigo neste cruzeiro? e eu a pensdar que era o passagem do Mar da Palha com as suas vagas alterosas?!!!!!

João Manuel Rodrigues disse...

Agora um pouco de geografia:
A notável e mui nobre vila de Alhandra, fica a situa-se a montante do "impante" Mar da Palha, pelo que este só apresentará perigo para a flotilha vinda da capital.

João

Marieke disse...

Boa Páscoa..Viva o Dia Mundial da Poesia...votos de sucesso na iniciativa do clube

Junto do mar, que erguia gravemente
A trágica voz rouca, enquanto o vento
Passava como o voo dum pensamento
Que busca e hesita, inquieto e intermitente,
Junto do mar sentei-me tristemente,
Olhando o céu pesado e nevoento,
E interroguei, cismando, esse lamento
Que saía das coisas, vagamente...
Que inquieto desejo vos tortura,
Seres elementares, força obscura?
Em volta de que ideia gravitais?
Mas na imensa extensão, onde se esconde
O Inconsciente imortal, só me responde
Um bramido, um queixume, e nada mais...


Antero de Quental