terça-feira, 30 de outubro de 2007

De Abeiro ao Porto, ida e bolta no NBBBéronique

Dia 27 e 28 de Outubro fomos dar uma bolta ao Porto a bordo do NBB (Nabio á Bela do Beiga)Béronique.
Dia 26 á noite cheguei a San Jacint sur la mer onde pernoitei no nabio.
De acordo com o Skipper Beiga (mais tarde promobido a Sleeper), taba tudo bem, se bem que os 300 litros de água anunciados no depósito só deu para mim labar os dentes, aí eu pensei: tou a gastar muita água ou já abariei esta merda, depois lá se chegou á conclusão que não habia água a bordo e eu fiquei mais descansado.

Dia 27 0800 Hleg, o Beiga acorda o policia maritimo de serbiço e abiza pela rádio que o nabio Béronique bai sair a barra para ir pó Porto, e tinha um ETA ás 1400 horas, (isto debe ter gerado um alerta de terrorismo, porque tinhamos um GNR á nossa espera na muralha, para nos darmos a conhecer).

Entretanto a flotilha junta-se na meia laranja onde já nos aguardaba o Delmar com o seu barco de corrida e saimos rumo ao mar alto com ondas de 1,53m com pontinhas brancas e bento pelo focinho.
Entretanto lá iamos oubindo o altifalante do Beiga, faina geral disto, tripulação, faina geral daquilo etc, e já com as belas no ar fomos fazer o chek list que normalmente se faz em terra, e então foi assim:
- o coiso de ber o bento taba abariado
- o radar não taba lá (taba na oficina)
- o coiso de ver a fundura não o bi
- o piloto automático taba bom, mas fartou-se de bolir, chegou a Espinho e abariou

Uns momentos em que obriguei o Beiga a ficar acordado, os outros dois (não digo o nome nem que o Beiga me obrigue) estabam na cabine a ber se enjoavam

O Beiga disse, ide-bos lixar, eu bou dormir, não birem esta merda ("speaking words or wisdom, let it be").

Imagens inéditas do nosso Sleeper

Mas tudo bem, o comando do nabio foi assumido pela restante tripulação, eu, o Fletcher e o Eugénio (tudo homens com "O" grande), chegámos á barra do Douro com duas horas e binte minutos de atraso e já não tibemos autorização para atracar em Gaia.
Após as reclamações apresentadas ás "Organizações Beiga SA", pelos outros barcos que chegaram mais cedo (ninguem os mandou ir á pressa), o Beiga cagou no Menezes e meteu uma cunha ao Rui do Rio e atracámos na ribeira do Porto onde taba o GNR á nossa espera todo preocupado(debia ser por causa do ETA).

E lá fomos á GNR, não sem antes cumprirmos a tradição da abertura do champanhe após a entrada da barra, ás bezes chega-se a entrar duas e tres bezes.

Á meia noite, a "Organizações Beiga SA" presenteou os participantes com um brilhante fogo de artificio, aí tebe bem.

O fogo de artificio organizado pelas "Organizações Beiga, SA"

Dia 28 0700, alborada, desta bez fizemos o chek list antes de sairmos, o motor daba um apito a dizer que não habia óleo, quando perguntámos ao Beiga, este disse que tinha, mas taba em casa, fomos comprar óleo e fomos embora para Abeiro.
O momento em que o Béronique se preparaba para ultrapassar o "Maike Deibis" por sotabento

Após a fabulosa ultrapassagem ao barco de corrida

Desta bez tinhamos o bento pelas omoplatas e o mar com ondas de 2,16m a 2,96m, bindas directamente do Mar da Palha, mas sem pontinhas brancas, chegámos a S. Jacint sur la mer ás 1600 mais ou menos.

Ondas de 2,653m bindas directamente do Mar da Palha

O megafone comprado nos chineses é que não se abariou.
Mais um exito das "Organizações Beiga SA" em parceria com a "MAMA".